BEM VINDO A ESTE BLOG !

Gif Campana tolon Gif Corazon paloma Gif Guitarra española http://sanpachito.files.wordpress.com/2012/10/letras-animadas4.jpg

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Discípulos e Apóstolos

Discípulos e Apóstolos

Jesus tinha dois grupos com os quais trabalhou distintamente:
O grupo dos discípulos e o dos Apóstolos de Jesus
Os discípulos
Os discípulos são que seguiam os passos de Jesus, o Mestre, estavam constantemente juntos D’Ele, ouvindo suas pregações aprendendo, e acompanhando seus passos. Na bíblia no Evangelho de São Lucas fala-se de 72 discípulos: “Depois disso, designou Jesus outros setenta e dois e os enviou dois a dois na frente a toda cidade e lugar aonde havia de chegar” (S. Lucas 10, 1); sendo que, existiram outros mais discípulos.
Desde o começo os primeiros discípulos ardiam do desejo de anunciar Cristo: “Pois não podemos, nós deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos” (Atos 4,20) (CIC 425)
Os Apóstolos
A palavra apóstolo de origem grega significa ‘enviados’, e é o nome dado ao grupo dos Doze, mais íntimo de Jesus, escolhido por Ele para serem os continuadores de Sua missão.
A escolha dos Apóstolos
“Por aqueles dias Jesus retirou-se para a montanha a fim de rezar, e passou toda a noite em oração a Deus. Pela manhã chamou os discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: Simão, a quem deu o nome de Pedro, e André, seu irmão; Tiago e  João, Filipe e Bartolomeu, Mateus e Tomé, Tiago filho de Alfeu e Simão chamado de Zelotes, Judas filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o traidor.” São Lucas 6, 13-15.
APÓSTOLOS
01Pedro05Filipe09Tiago, filho de Alfeu
02André06Bartolomeu10Simão Zelotes
03Tiago07Mateus11Judas, filho de Tiago
04João08Tomé12Judas Iscariotes

Os bispos são sucessores dos apóstolos
A igreja ensina que “os bispos, por instituição divina, sucederam aos apóstolos como pastores da igreja, de sorte que quem os ouve, ouve a Cristo, e quem os despreza, despreza a Cristo e aquele por quem Cristo foi enviado. (CIC 862, 1556)


Referências:
Livros:
Quatro Evangelhos, Editora Vozes
Catecismo da Igreja Catolica

Site:
http://pt.wikipedia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário