Objetos Litúrgicos:
Galhetas: Jarras que contêm o vinho puro e a água, que unidas significam a união de Deus (vinho) e seu povo pecador (água), também lembrando o milagre nas bodas de Caná (Jo 2).
Cálice: Vaso sagrado em que se colocam o vinho e a água, que serão o Sangue de Cristo.
Âmbula/ Cibório/ Píxide: Vaso sagrado em que se colocam e se guardam as hóstias pequenas.
Âmbula/ Cibório/ Píxide: Vaso sagrado em que se colocam e se guardam as hóstias pequenas.
Patena e Hóstias: A patena é o terceiro vaso sagrado, que fica com o padre na celebração eucarística e contem o Corpo de Jesus, quando são consagradas as hóstias.
Caldeirinha e Aspersório: A caldeirinha é uma vasilha para a água benta e o aspersório, o objeto que asperge a água benta.
Vela: Simboliza a presença de Jesus, que disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas mas terá a luz da vida." (Jo 8,12).Caldeirinha e Aspersório: A caldeirinha é uma vasilha para a água benta e o aspersório, o objeto que asperge a água benta.
Círio Pascal: Representa Cristo ressuscitado.
Turíbulo e Naveta: Usado para incensações. Na naveta, ficam os grãos de incenso e no turíbulo sai o incenso.
Vestes e insígnias não litúrgicas:
Triregnum: Exclusivo do Papa, o triregnum é uma coroa em forma de colmeia com três diademas e uma cruz na extremidade superior. Representa a ordem, a jurisdição e o magistério, além de Cristo rei, sacerdote e profeta, bem como Rei dos reis, Pastor do mundo e Vigário de Cristo. Da esquerda: triregnum do Papa Leão XIII. Da direita: triregnum do Papa Bento XVI.
Sede gestatória: Trono papal para procissões. Consiste em uma cadeira ricamente decorada e duas hastes de madeira para serem encaixadas. Por não haver papamóvel, antigamente era a única forma de um Papa atravessar grandes espaços. Era levado pelos sediários, funcionários próprios para carregar o trono do Papa. Paulo VI na sédia gestatória, segunda imagem.
Ferraiuolo: Capa solene talar dos clérigos. Para os padres é negro, para os bispos, violácea e para os cardeais, vermelho.
Mantel: Capa negra com peregrineta usada pelos clérigos
Manteleta: Capa violácea com abertura frontal usada por alguns monsenhores.
Capelo: Chapéu de abas largas usado pelos clérigos.
Prelatício: Chapéu clerical negro com borlas negras para padres, violáceas para monsenhores, verdes para bispos e vermelho para cardeais.
Greca: Espécie de sobretudo unido à batina usado por todos, do padre ao Papa, podendo ou não ser usado com o mantel.
Galero: Chapéu de abas largas e borlas atadas destinado ao clero, cujo uso foi abolido por um Motu Próprio do Papa Paulo VI.
Múleos: Sapatos vermelhos usados pelo Papa. Antes tinha uma espécie de estampa com o brasão do Vaticano. Os múleos do Papa Emérito Bento XVI não a possui.
Camauro: Gorro vermelho ou branco com pele de arminho, usado pelo Papa. Entrou em desuso, pois desde o fim do pontificado de João XXIII, não era usado. O Papa Bento XVI "trouxe-o" de volta.
Capa magna: Veste longa e soleníssima usada pelo alto clero, (bispos e cardeais) usado em dias altamente solenes.
Palmatória: Castiçal em formato de colher, onde o acólito ou cerimoniário segura, próximo do bispo, enquanto faz a leitura do Cânon da Missa. Da época que não havia energia elétrica, era até necessário o uso da palmatória.
Faldistório: Assento ou reclinatório episcopal.
FONTE : http://ensinamentosdassagradasescrituras.blogspot.com.br/p/parametros-e-objetos-liturgicos.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário