BEM VINDO A ESTE BLOG !

Gif Campana tolon Gif Corazon paloma Gif Guitarra española http://sanpachito.files.wordpress.com/2012/10/letras-animadas4.jpg

terça-feira, 24 de junho de 2014

Porque a Igreja é Una? - Parte I


Porque a Igreja é Una? - Parte I

Caríssimos, a partir de hoje, explicarei os motivos pelos quais confirmamos que a Igreja é Una, Santa, Católica e Apostólica, a sua fundação em Roma e o Vaticano. Comecemos a responder a pergunta: Por que a Igreja Católica é Una?
"«Esta é a única Igreja de Cristo, que no Credo confessamos ser una, santa, católica e apostólica» (263). Estes quatro atributos, inseparavelmente ligados entre si (264) indicam traços essenciais da Igreja e da sua missão. A Igreja não os confere a si mesma; é Cristo que, pelo Espírito Santo, concede à sua Igreja que seja una, santa, católica e apostólica, e é ainda Ele que a chama a realizar cada uma destas qualidades. (CIC §3, 811)
Os santos livros da Bíblia nos revelam alguns motivos:

"Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste. "
(João 17:21)

"Para apresentá-la a si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível. "
(Efésios 5:27)



A Igreja deve ser Una, para evitar divisões. Em que sentido é Una? O Catecismo explica:


A Igreja é una, graças à sua fonte: «O supremo modelo e princípio deste mistério é a unidade na Trindade das pessoas, dum só Deus, Pai e Filho no Espírito Santo» (267). A Igreja é una graças ao seu fundador: «O próprio Filho encarnado [...] reconciliou todos os homens com Deus pela sua Cruz, restabelecendo a unidade de todos num só povo e num só Corpo» (268). A Igreja é una graças à sua «alma»: «O Espírito Santo que habita nos crentes e que enche e rege toda a Igreja, realiza esta admirável comunhão dos fiéis e une-os todos tão intimamente em Cristo que é o princípio da unidade da Igreja» (269). Pertence, pois, à própria essência da Igreja que ela seja una. (CIC § 3, 813)

Una, seguindo o exemplo de Nosso Senhor Jesus Cristo; que era com o Pai um só, do mesmo modo que nós formamos, unidos à Igreja - que é unida a Cristo - um só Cristo total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário