PARAMENTOS E OBJETOS LITÚRGICOS
Vestes Sacras :
Alva: Veste sacra de cor branca comum a todos os ministros do altar e ao celebrante. Simboliza a pureza.
Estola: Faixa que cai dos ombros (caso for um presbítero) ou é presa a tiracolo (caso for um diácono). Significa poder de ensinar e de servir.
Amito: Pano branco usado por alguns sacerdotes para "esconder" a batina ou veste civil. Simboliza a proteção de Deus.
Casula: Veste sacerdotal usada por cima de todas as outras. Representa a paz e a caridade. É obrigatório seu uso em todas as celebrações eucarísticas. Há casula romana e casula gótica. A casula romana (vide primeira imagem, a veste vermelha e dourada, com Bento XVI endossando-a) tem forma de colete e a casula gótica (segunda imagem, a veste dourada com a qual o Papa Francisco está vestido) cobre o corpo inteiro, razão pela qual é chamada de planeta. Também existe a casula semi-gótica (terceira imagem). Essa veste é comum ao celebrante, e se possível, aos concelebrantes.
Cíngulo: Cordão que simboliza a prontidão ao serviço e a castidade.
Dalmática: Veste em forma quadrada própria do diácono (primeira imagem, em dourado) e insígnia episcopal (segunda imagem, vermelha, cujo tamanho é até o cotovelo). O bispo usa-a em ocasiões solenes, por baixo da casula. O diácono, usa-a como uma casula. Representa a caridade, como a casula.
Falda: Insígnia papal em forma de saia posta sobre o hábito talar e sob a alva, para cobrir as pernas e os pés do Papa. Pelo seu tamanho uma corte é necessária para levá-la. Papa Pio XII sendo levado na sédia gestatória com os flabelos, tiara papal, mantum e falda.
Tunicela: Veste própria do subdiácono, uma espécie de dalmática, com mangas mais curtas. Também pode ser uma insígnia episcopal. Beato João Paulo II (o Papa também é bispo) usando-a por baixo da casula.
Pluvial: Capa solene usada pelos sacerdotes sobre a alva e a estola, sem necessidade de casula; em procissões.
Mantum: Espécie de pluvial usado pelo Papa em geral nas cores vermelha ou branca. Bento XVI usando um mantum branco numa oração das Vésperas.
Mantum: Espécie de pluvial usado pelo Papa em geral nas cores vermelha ou branca. Bento XVI usando um mantum branco numa oração das Vésperas.
Umeral: Tecido retangular usado pelo celebrante, além do pluvial, para segurar o Ostensório do Santíssimo Sacramento. Bento XVI a utiliza na fotografia acima.
Mitra: Barrete pentagonal usado pelo clero episcopal e pelo Sumo Pontífice. Mitra de Bento XV.
Báculo: Cajado episcopal que representa sua ação de pastor para com as ovelhas que é a Igreja.
Férula: Crucifixo grande usado pelo Papa como um báculo.
Solidéu: Tela arredondada que simboliza submissão à Deus. Os bispos usam da cor fúcsia; os presbíteros, preto; os cardeais usam vermelho e o Papa, branco.
Anel Episcopal: Insígnia episcopal, representando a fidelidade à Igreja Católica.
Cruz Peitoral: Significa que o poder do bispo vem por meio da Cruz de Cristo.Roquete: Veste não-sacra, de mangas curtas; cujo uso é concedido aos bispos e alguns monsenhores, cujo uso se faz com as vestes corais.
Sobrepeliz: Veste sacra, de mangas longas (branca); cujo uso é concedido aos acólitos, diáconos (em algumas ocasiões), presbíteros, bispos, cardeais, Papa; sobre a batina (no caso dos acólitos) ou vestes corais (clérigos).
Fotografia das cáligas do Papa Pio XII.
Gremial: Tecido da mesma cor das outras vestes, posto na cintura do celebrante, sendo usado na imposição de cinzas, no rito de lava-pés, imposição dos santos óleos e outras ocasiões.
Luvas pontificais: Também conhecidas por chirotecoe ou quirotecas, são insígnias episcopais, usadas em missas pontificais na Forma Extraordinária. Da mesma cor do tempo ou celebração. A segunda foto é do Papa Paulo VI, em missa solene.
Luvas pontificais: Também conhecidas por chirotecoe ou quirotecas, são insígnias episcopais, usadas em missas pontificais na Forma Extraordinária. Da mesma cor do tempo ou celebração. A segunda foto é do Papa Paulo VI, em missa solene.
Pálio do Papa: tem cruzes vermelhas. Pode ser um pálio comum ou omofório (segunda imagem).
Manípulo: Espécie de pequena estola posta no braço do celebrante. Exclusiva das missas na forma extraordinária do Rito Romano.
Fanon: Veste papal para missas pontificais. Tem formato arredondado e é posta nos ombros simbolizando o escudo da fé. Suas duas cores simbolizam unidade entre a Igreja Católica Ocidental e a Igreja Católica Oriental. O fano são duas vestes. Uma fica impercebível e a outra é o círculo que vemos. Significa a prevalência da Nova Lei de Cristo sobre a Antiga Aliança.
FONTE :
Nenhum comentário:
Postar um comentário