BEM VINDO A ESTE BLOG !

Gif Campana tolon Gif Corazon paloma Gif Guitarra española http://sanpachito.files.wordpress.com/2012/10/letras-animadas4.jpg

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

INFORMAÇÃO AOS LEITORES DO MEU BLOG!

Queridos leitores e admiradores dos meus blogs,



A minha intenção é de ajudar algumas pessoas a conhecer  materias interessante que encontro pela internet e faço questão de divulgar a ser encontrado na fonte do autor que foi criado .
Não tenho nenhuma intenção em ganhar dinheiro com o que posto com os direitos autorais de outras pessoas.Muito pelo contrario,sendo uma ponte de informação onde encontrar.
Senão gostarem do que coloco aqui de sua autoria,faço questão de retirar e assim não prejudicar,nem ser prejudicada.
É só deixar um recado pedindo pra retirar do meu blog,faço com muito prazer !
Simplesmente lamento,porque encontro obras divinas!





Um grande abraço para todos!

Carinhosamente,
Vívia Leticia
Teresina- Piauí - 11/09/2015.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Batedeira reciclada - com materiais sugestivos !!

Quero deixar bem claro que nao fui eu que criei o brinquedo reciclado da internet.
Espero que possa ajudar com o que fiz.
Não sou uma profissional nessa area, então tentei chegar perto.
Segue abaixo o passo a passo que tentei fazer!
-
criando....

Brinquedos com material reciclado 13
sugestão de materiais...
*garrafa de amaciante grande e media,tampas dos desinfetantes (para os botoes),lata de leite(pode ser pote de creme de cabelo,garrafa pet - para fazer a bacia da batedeira),esmeril de caderno,Eva.
*cola isopor,fita durex transparente - para grudar as peças.

Outro modelo :


* Novidade - liquidificador -
http://gledsimples.blogspot.com.br


Apareceu o autor dessa obra de arte!
http://gledsimples.blogspot.com.br

Autor das obras acima : gledsimples.blogspot.com.br

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Estudando Êxodo - Diversos Desenhos para Colorir- imprimir - EXODO

Estudando o Livro de Êxodo - A Travessia do Mar Vermelho - LIVRO DE EXODO

Estudando o Livro de Êxodo - A Travessia do Mar Vermelho

Encontrei essa imagem no site http://www.makingfriends.com/
Uma sugestão bem legal para ensinarmos sobre a Travessia de Moisés e o povo de Deus pelo Mar Vermelho.
Para que os bonequinhos fiquem em pé na travessia do mar vermelho podem ser fixados rolinhos de papel higiênico atrás.
  





Os Concílios Ecumênicos e Gerais - CONCEITOS E EXEMPLOS!

Os Concílios da Igreja

Vaticano II 3Os Concílios Ecumênicos e Gerais
A palavra Concílio significa “assembléia reunida por convocação”. É uma instituição tradicional na vida da Igreja desde os tempos apostólicos, quando vimos os apóstolos reunidos em Jerusalém para discutirem a questão da disciplina a ser aplicada aos judeus-cristãos e aos pagãos convertidos à fé cristã.
A Igreja Ortodoxa preferiu a palavra Sínodo para as reuniões eclesiais, o mesmo acontecendo com as Igrejas da Reforma protestante e calvinista.
Após o Vaticano II, a palavra Sínodo adquiriu grande força na organização pastoral da Igreja Católica, que realiza sínodos diocesanos, regionais, nacionais e continentais.
Paulo VI, em 1965, instituiu o Sínodo dos Bispos, uma assembléia internacional de bispos para auxiliar o Papa no governo da Igreja.
O Sínodo Diocesano, a partir de 1983, significa a reunião do bispo com os delegados dos presbíteros, diáconos, religiosos e leigos. É a Igreja que, sobretudo depois do Concílio Vaticano II, se caracteriza como comunhão.
Concílios do Primeiro Milênio
São Concílios convocados por iniciativa do Imperador que via na unidade da fé um pressuposto para a unidade do Império. Geralmente foram celebrados no Oriente, com escassa participação ocidental. A presença dos legados papais garantia a ecumenicidade do Concílio, como também a autoridade do Concílio dependia da ratificação de Roma. A assinatura final do Imperador tornava as decisões conciliares obrigatórias no Império.
1) Nicéia (325): Condenou Ario e formulou o Credo niceno. Definiu que o Verbo, Jesus, é Deus verdadeiro, gerado de Deus verdadeiro, e tem a mesma substância do Pai.
2) Constantinopolitano I (381): Reafirmou o Credo niceno e condenou Apolinário. Proclamou que o Espírito Santo procede do Pai e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado.
3) Éfeso (431): Condenou Nestório e aprovou as Cartas de Cirilo. Maria é Mãe de Deus (Theotokos).
4) Calcedônia (451): Condenou Êutiques e formulou uma profissão de fé cristológica: Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, tem uma só pessoa (divina) em duas naturezas (divina e humana), sem divisão nem separação. Da não aceitação das decisões conciliares surgiram as Igrejas “monofisitas”. Elas afirmam que em Jesus há uma única natureza.
5) Constantinopolitano II (553): Condenou os “Três Capítulos” (escritos filo-nestorianos) e rejeitou o origenismo. Sublinhou a unidade da Pessoa do Verbo encarnado.
6) Constantinopolitano III (680-681): Condenou o monotelismo, reafirmando as duas naturezas da única Pessoa de Cristo, para afirmar a existência, nele, de suas vontades (divina e humana).
7) Nicéia II (787): Condenou o iconoclasmo (proibição do culto às imagens): justificando o culto das imagens (ícones), naturalmente culto de honra e não de adoração. Foi um grande problema na vida da Igreja oriental.
8) Constantinopolitano IV (869-870): Condenou Fócio, patriarca de Constantinopla. Decisão não aceita pelos ortodoxos, pois viram nessa atitude de Roma uma intromissão ilegítima na vida de um outro Patriarcado.
Os sete primeiros Concílios ecumênicos detêm uma autoridade própria por representarem a vida da Igreja una e indivisa do primeiro milênio.
Concílios da Igreja no Segundo Milênio
Receberam o nome de “ecumênicos” mas, na verdade, prevaleceu o costume de denominá-los Concílios Gerais da Igreja do Ocidente, pois foram celebrados após o cisma de 1054 entre a Igreja católica e a ortodoxa, entre Oriente e Ocidente.
Os Concílios Medievais
9) Lateranense I (1123) – Celebrado em São João de Latrão. Este concílio limitou o poder imperial na vida interna da Igreja e acentuou a centralização da Igreja em Roma.
10) Lateranense II (1139) – Condenou Arnaldo de Bréscia e publicou os decretos de reforma.
11) Lateranense III (1179) – Discutiu os procedimentos para a eleição de um Papa.
12) Lateranense IV (1215) – Condenou o maniqueísmo, a publicação dos decretos de reforma e instituiu o Tribunal da Inquisição para o combate à heresia. Foi o maior Concílio medieval e sinalizou o apogeu do poder papal.
13) Lyon I (1245) – Destronizou Frederico II, imperador insubmisso à autoridade papal.
14) Lyon II (1274) – Buscou reunificar a Igreja oriental e ocidental, mas com sucesso limitado. Procurou-se solucionar as questões disciplinares na vida da Igreja e alargar a ação reformadora dos papas. Cresce o poder pontifício.
15) Vienne (1311-1312) – Discutiu o problema da Ordem dos Templários, vítimas de acusações injustas, a cobiça dos reis e a pobreza franciscana.
16) Constança (1414-1417) – Fim do grande Cisma do Ocidente, mas logo tornado sem efeito, pois a Igreja passa a ser governada por dois – num tempo três – papas.
17) Ferrara-Florença (1437-1439) – Buscouse alcançar a reunificação com a Igreja do Oriente, mas, devido aos condicionamentos políticos – Constantinopla necessitava da ajuda militar do Ocidente contra os turcos – não foi aceito pelo povo e pelo clero bizantino. Em 1453 Constantinopla caiu nas mãos dos turcos, terminando o Império Romano do Oriente.
18) Lateranense V (1512-1517) – Debateu-se a reforma da Igreja, assolada pela corrupção em Roma e em muitas dioceses e mosteiros. As decisões sobre a reforma foram ignoradas porque atingiam privilégios da Cúria romana e o papa estava mais preocupado com a política eclesiástica. O final do Concílio coincide com o início da pregação reformadora de Martinho Lutero.
Os Concílios da Era Moderna
19) Trento (1545-1563) – Os bispos deram uma resposta satisfatória e possível às questões teológicas suscitadas pela Reforma protestante. Foi o grande Concílio que iniciou a Contra Reforma, isto é, a verdadeira reforma da vida interna da Igreja, salientando-se a missão espiritual e pastoral dos bispos e padres. Marcou a fisionomia da Igreja até nossos dias.
20) Vaticano I (1869-1870) – Convocado por Pio IX em meio aos ataques do racionalismo,positivismo e socialismo, na iminência da conquista de Roma que pôs fim aos Estados Pontifícios, afirmou a origem divina da Revelação e sancionou a infalibilidade papal em questões de fé e de moral, centralizando o catolicismo na pessoa do Papa.
21) Vaticano II (1962-1965) – Convocado por João XXIII e concluído por Paulo VI, procurou responder aos grandes desafios postos à vida da Igreja pela modernidade. Eminentemente pastoral, o Vaticano II deu à Igreja um novo modo de olhar o mundo (ser solidária), os outros cristãos (ecumênica), as outras religiões (dialogante). Igreja Povo de Deus, servidora do mundo e da humanidade. Deu um grande impulso na renovação da vida interna da Igreja, dos estudos bíblicos e da liturgia.
Para Refletir
1- Qual a importância dos Concílios na Igreja Católica?
2 – Quais foram as maiores conquistas do Concílio Ecumênico Vaticano II?
 Fonte:http:/ /bibliaecatequese.com/os-concilios-da-igreja/

LIVRO SEM PALAVRAS POP UP - LIVRO 3D BIBLICO PARA CRIANÇAS!

LIVRO SEM PALAVRAS POP UP

LIVRO SEM PALAVRAS POP UP (uma definição de pop-up: aqueles livros que você abre e a página "salta" à sua frente)  é um método muito interessante para apresentar o Plano de Salvação às crianças e adultos também.

As crianças ficam maravilhadas quando veem o movimento das figuras ao abrir de cada página.
Esse Recurso vai com Esboço para ajudar aquele que vai ministrar a Palavra de Deus as crianças.


Página Amarela com Castelo fala do Céu e de Deus.

Página Cinza fala do coração que ainda está sujo pelo pecado. 


Página Vermelha com a Cruz fala da Obra de Salvação realizado por Jesus.
Página Verde fala da nova vida em Cristo que dá bons frutos.



FONTE :http://karolpoerner.blogspot.com.br/2011/10/livro-sem-palavras-em-3d.html

Tabela de Estudo Bíblico: Primeiro Testamento -resumo

Tabela de Estudo Bíblico: Primeiro Testamento

tabela de estudos biblicoshttp://bibliaecatequese.com/tabela-de-estudo-biblico-primeiro-testamento/

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

DINAMICA - O LIVRO SEM PALAVRAS - PAPEIS COLORIDOS

Dinâmica: O livro sem palavras
Daniel Negrisoli Batista


ALGUNS MODELOS QUE PODE CRIAR !







*Essa Dinâmica é ótima para a evangelização de crianças. Ela me foi passada pela minha namorada que trabalha com crianças. No começo quando ela apresentou o livrinho pra mim (já estou meu crescido...rs... mas nunca é tarde...rs) não entendi muito bem o que significava aqueles papeis coloridos um após o outro, então ela começou dizer: "Amor, vou te mostrar o livro sem palavras, ele é usado para evangelizar crianças". Eu disse - "Tá bom amor, mostra pra mim."
Ela contou da forma que está descrito abaixo e depois me disse que a crianças amam esse livrinho e decoram o que significa cada cor com uma facilidade tremenda. Estude esta dinâmica e apresente para os seus aluninhos da EBD. Você pode fazer um, usando papel- cartão, verde, dourado, vermelho, preto e branco.
(Mostre a capa verde)
Aprendemos sobre muitas coisas verdes que Deus fez. Quem pode me dizer uma coisa verde que Deus criou? Deus fez um lindo jardim verdinho para ser o lar de Adão e Eva.
(Mostre a página dourada)
Deus está preparando um outro lindo lar, especialmente para você e para mim. O lindo lar que Deus está preparando para nós é o céu. Deus nos ama. Ele quer que um dia vamos morar com ele em seu lindo lar, o céu. Mas Deus não pode nos deixar ir para o céu com as coisas feias que fazemos. Deus chama estas coisas feias de pecado. O céu é lindo, lindo, lindo, e lá o pecado não pode entrar. O céu é um lugar muito alegre. Se o pecado e as coisas feias entrassem ali, fariam do céu um lugar triste.
Mas Deus quer que você e eu vamos para o céu. Ele preparou uma maneira de podermos ir para o seu lar celestial um dia.
(Mostre a página vermelha)
Esta cor vermelha faz-nos lembrar de Jesus, o filho de Deus. A Bíblia diz que Jesus nunca fez coisas feias e más. Jesus não pecou. Mas ele sofreu em nosso lugar, pelas coisas más que você e eu fizemos. Jesus morreu e deu o seu precioso sangue na cruz por nós (1 cor. 15:3). Mas ele não está morto agora. Jesus voltou a viver!
(Mostre as páginas preta e branca)
Este preto representa o pecado, das maldades que nos fazemos e entristecemos a Deus. E o branco representa a purificação. Jesus pode nos ouvir quando pedimos para Ele nos limpar de toda a maldade, do pecado.(cante um corinho que fale de Jesus e depois toque um CD de música infantil bem baixinho).
Alguns de vocês já conhecem Jesus. E, quem sabe, talvez você queira hoje deixar que Jesus entre no seu coração. Se você quer, venha me contar, enquanto as outras crianças estão pintando o nosso mural.
Obs: Alguns pré-escolares estarão prontos para receber a Cristo. Dê-lhes esta oportunidade.
ATIVIDADES PARA O LIVRO SEM PALAVRAS:
1. Livrinho sem palavras: monte com as crianças
2. passeio na natureza: Mostre uma cor para as crianças, e elas terão que dizer uma criação correspondente aquela cor. ex: azul - céu; vermelho - flor; verde - grama... etc.
3.Recapitulando a história: Permita a participação das crianças, deixando-as manusear os visuais, contar a história, etc.
4. As crianças podem fazer desenhos sobre a criação em pratos de papelão.
5. Jogo da memória: Em 16 quadrados de cartolina, da mesma cor, cole figuras sobre a criação, 8 pares diferentes. Os quadrados estarão virados sobre a mesa. O professor fará as perguntas a respeito da lição, e a criança que responder corretamente poderá escolher dois quadrados. Se as figuras escolhidas formarem um par, a criança ficará segurando os 2 quadrados. Se a criança não acertar o par, os quadrados serão devolvidos a mesa. ( de acordo com a maturidade das suas crianças, poderá ou não deixar as figuras virada para cima, quando devolvidas a mesa. Use sabedoria. É preciso ser uma atividade gostosa, além de ajudar no aprendizado. De maneira alguma deve ser frustrante para as crianças.)
Perguntas para revisão
1. O que existia antes de Deus criar os céus e a terra? (Escuridão)
2. O que Deus usou para fazer os céus e a terra? (Nada, falou e eles foram criados)
3. Quantos dias Deus levou para criar o mundo? (6 dias)
4. Quando Deus separou a luz da escuridão, como Ele chamou a luz? (dia)
5. Como Deus chamou a escuridão? (Noite)
6. Que quer dizer a palavra criou? (Fez)
7. Diga algumas cores que Deus usou para criar o mundo. (Verde, azul, marrom e amarelo)
8. Qual foi a luz forte que Deus colocou no céu para brilhar durante o dia? (Sol)
9. Qual a luz menos forte que Deus fez para brilhar a noite? (lua)
10. Deus colocou muitas outras luzes para brilharem no céu a noite. Como se chamam? (Estrelas) 11. O que deus criou que nada nas águas? (Peixe)
12. O que Deus fez que voa pelos ares? (Pássaros)
13. Diga alguns animais que Deus criou. (Vaca, cavalo, cachorro...)
14. Qual era o nome do primeiro homem que Deus fez? (Adão)
15. Como se chamava a esposa de Adão? (Eva)
16. O que Adão e Eva podiam fazer que nenhum animal podia? (Conhecer e amar a Deus)
17. Como se chama o filho de Deus? (Jesus)
18. O que o Senhor Jesus fez pra nos salvar? (Morreu pelos nossos pecados)
19. Jesus ainda está morto? (Não, Ele está vivo. Ele vive no céu e quer viver em nosso coração)
20. Quem é que muito ama você? (Jesus)
Fonte: Este material foi extraído do livro Fala-me agora. Publicação da APEC Aliança Pró Evangelização das Criança.
http://www.raizdedavi.com/…/dinamica-o-livro-sem-palavras.h…
http://www.raizdedavi.com/2009/03/dinamica-o-livro-sem-palavras.html