BEM VINDO A ESTE BLOG !

Gif Campana tolon Gif Corazon paloma Gif Guitarra española http://sanpachito.files.wordpress.com/2012/10/letras-animadas4.jpg

quarta-feira, 19 de março de 2014

Arquidiocese de Teresina - Piauí - Arcebispos - Atual (2013/2014)e Anteriores


Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho

Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho (Bacabal, 16 de junho de 1947. Realizou seus primeiros anos de estudos no Grupo Escolar Osvaldo Aranha (1ª a 4ª séries) e no Colégio Nossa Senhora dos Anjos (5ª a 8ª séries), em Bacabal. Fez estudos secundários no Seminário Santo Antônio, em Campina Grande. Estudou Filosofia no Seminário Provincial de Fortaleza e no Seminário Regional do Nordeste, em Recife. Cursou Teologia no Seminário Regional do Nordeste, em Recife. Possui formação em psico-pedagogia.

Presbiterado
Jacinto Brito Sobrinho foi ordenado padre no dia 15 de janeiro de 1972, em Bacabal. Foi pároco na Paróquia de São Benedito em Pedreiras, no período de 1972 a 1994. Foi membro do Conselho Pastoral Diocesano (1972-1980); membro da Comissão Nacional do Clero (1980-1983); membro do Colégio de Consultores da Diocese (1984-1994); Vigário Geral da Diocese (1990-1995). Foi reitor do Seminário Interdiocesano de Santo Antônio, em São Luís (1995-1998), onde também ensinou a disciplina prática sacramental.

Episcopado
Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho foi nomeado bispo de Crateús pelo Papa João Paulo II, em 18 de fevereiro de 1998. Recebeu a ordenação episcopal no dia 24 de maio de 1998, em Crateús, das mãos de Dom Antônio Batista Fragoso e de Dom Paulo Eduardo Andrade Ponte e Dom Pascásio Rettler, OFM. No dia 22 de fevereiro de 2012 o Papa Bento XVI o nomeou arcebispo de Teresina.
Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho é o 2º bispo diocesano de Crateús, sucedeu a Dom Antônio Batista Fragoso . É o 7º arcebispo de Teresina, sucedendo a Dom Sérgio da Rocha.

Primeiro Bispo do PiauíD. Joaquim Antonio de Almeida, era do clero do Rio Grande do Norte e foi nomeado bispo do Piauí pelo papa Pio X através da bula Cunctis ubique pateat, em 14 de dezembro de 1905 e governou a diocese de 12 de março de 1906 a 2 de novembro de 1910.

Segundo Bispo do Piauí
Dom Otaviano Pereira de Albuquerque, era gaúcho, governou a diocese de 02 de abril de 1914 até 27 de outubro de 1922 e do Piauí foi transferido para a diocese de Campos no Estado do Rio de Janeiro.


Terceiro Bispo e Primeiro Arcebispo
Dom Severino Vieira de Melo era Pernambucano, governou a diocese de 07 de junho de 1923 até 27 de maio de 1955 quando faleceu. 


Segundo Arcebispo
Dom Avelar Brandão Vilela nasceu em Viçosa-AL, pertencia ao clero de Aracaju-SE e foi nomeado bispo de Petrolina-PE. De Petrolina foi transferido para Arquidiocese de Teresina e governou de 05 de novembro de 1955 a 30 de maio de 1971. Marcou profundamente a Arquidiocese, o seu lema era: humanizar e evangelizar. Priorizou as obras sociais e criou entre outras coisas a ASA - Ação Social Arquidiocesana, a Faculdade de Filosofia do Piauí e a Rádio Pioneira de Teresina. De Teresina foi transferido para Sé Primacia do Brasil, Salvador-BA.
 

Terceiro Arcebispo
Dom José Freire Falcão veio de Limoeiro do Norte-CE, governou a arquidiocese de 25 de novembro de 1971 a 15 de fevereiro de 1984. De Teresina foi transferido para Arquidiocese de Brasília, onde hoje é Cardeal Arcebispo Emérito de Brasilia.
Sexto Arcebispo
Dom Sergio da Rocha

Filho de Rubens da Rocha e Aparecida Veronesi, nasceu na localidade de Fazenda Santo Antônio do município de Dobrada, na época distrito de Matão.
Recebeu a ordenação diaconal na Igreja de Santa Cruz de Matão, no dia 18 de agosto de 1984 e sacerdote na Matriz do Senhor Bom Jesus de Matão, aos 14 de dezembro de 1984.
Cursou Filosofia no Seminário de São Carlos e de Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Graduou-se em Licenciatura em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Lorena. Fez pós-graduação a nível de Mestrado em Teologia Moral pela Faculdade Nossa Senhora Assunção, de São Paulo, e obteve o Doutorado na Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, no dia 21 de janeiro de 1997.
Foi Diretor Espiritual no Seminário Diocesano de Filosofia, em São Carlos; Professor de Filosofia e Reitor. No Seminário de Teologia de São Carlos, em Campinas, foi Diretor Espiritual e Reitor. Foi professor e membro da Equipe de Formação dos Diáconos Permanentes de São Carlos.
Aos 31 de janeiro de 2007, o Papa Bento XVI o nomeou Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Teresina Iniciou o seu trabalho pastoral na Arquidiocese de Teresina, como arcebispo coadjutor, no dia 30 de março de 2007.
Sucedeu a Dom Celso José Pinto da Silva como arcebispo metropolitano de Teresina, no dia 3 de setembro de 2008.
Como arcebispo de Teresina destacou-se: Pela campanha de distribuição de Bíblias para o povo; realizou inúmeras visitas pastorais missionárias às paróquias e comunidades; promoveu o 2º Congresso Eucarístico Arquidiocesano; Foi presença relevante nos MCS; Iniciou e deixou bastante adiantada a construção do novo Santuário de Santa Cruz dos Milagres e muitas outras realizações que contribuíram para fazer da Arquidiocese uma Igreja sempre viva e atuante.

fonte :http://www.arquidiocesedeteresina.org.br/arcebispos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário