ESTE BLOG FOI CRIADO PARA AJUDAR AOS CATEQUISTAS QUE NECESSITAM DE AJUDA DE MATERIAIS DE TRABALHO. OS TRABALHOS POSTADOS AQUI SÃO DE OUTRAS PESSOAS QUE CRIARAM ESSAS BELAS OBRAS DE ARTE! CASO QUEIRAM QUE SEU MATERIAL SEJA RETIRADO É SÓ AVISAR,POR MOTIVOS AUTORAIS! ABRAÇO - VIVIA LETICIA.
terça-feira, 23 de agosto de 2016
TERÇO MARIANO - 4 MISTERIOS -COMO REZAR
O Rosário situa-se na melhor e mais garantida tradição da contemplação cristã. Desenvolvido no Ocidente, é oração tipicamente meditativa e corresponde, de certo modo, à « oração do coração » ou « oração de Jesus » germinada nohúmus do Oriente cristão.
COMO REZAR O SANTO ROSÁRIO?
Apresento abaixo de uma maneira simples e completa, essa maravilhosa oração que como nos dizia o Papa João Paulo II, é o “compêndio da Bíblia”. Nele medi- tamos, em cada mistério, todas as passagens bíblicas: os Mistérios da Ale gria (ou Gozosos- Anunciação do Anjo até o encontro do menino Jesus no Templo), Mistérios da Luz (ou Luminosos – Batismo de Jesus até a Instituição da Eucaristia), Mistérios da Dor (ou Dolorosos – Agonia de Jesus no horto até sua crucificação) e Mistérios da Glória (ou Gloriosos – Ressurreição de Jesus até à coroação de Nossa Senhora).
PRIMEIRO PASSO: Como rezar um terço.
1) Pode ser feito um oferecimento do Terço como o seguinte:
Divino Jesus, nós vos oferecemos este terço que vamos rezar, contemplando os mistérios da nossa Redenção. Concedei-nos pela intercessão de Maria, vossa Mãe Santíssima, a quem nos dirigimos, as virtudes para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção. Oferecemos particular- mente … (aqui colocam-se as intenções).
E também uma Oração preparatória como abaixo:
Vinde, Espírito Santo, enchei o meu coração e acendei o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Conce-dei-nos que no mesmo Espírito saibamos o que é reto e gozemos sempre de suas consolações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade com o Espírito Santo. Amém
2) O oração do terço inicia na cruz que está na extremidade. Começamos fa- zendo o Sinal da Cruz (que é uma profissão de fé no mistério da Santíssima Trindade) e rezando a oração do Creio.
Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo seu único Filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus e está sentado à direita de Deus Pai todo poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comu- nhãos dos santos, na remissão dos pecados, na Ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.
3) Na conta seguinte (bolinha maior) reza-se a Oração do Pai-nosso.
Pai nosso, que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de ca- da dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tenha ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
4) Nas três contas seguintes (bolinhas menores) rezam-se três Ave-Marias, sendo a primeira Ave-Maria em honra à Deus Pai que nos criou; a segunda, em honra a Deus Filho que nos remiu e, a terceira, em honra a Deus Espírito Santo, que nos santifica.
Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mu- lheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, ro- gai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
5) Na outra seguinte (bolinha maior), reza-se o Glória ao Pai.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre.
Amém!
Amém!
6) Agora, sim, iniciam-se os mistérios (o terço possui cinco mistérios, onde cada mistério é composto de um Pai-nosso, dez Ave-Marias e um Gloria ao Pai). Primeiramente se reza um Pai-nosso, onde cada bolinha menor representa uma Ave-Maria, e então um Gloria. Chegando-se na bolinha maior, onde contemplamos o Primeiro Mistério e assim esta completa a primeira deze- na; reza-se novamente o Pai-nosso, mais dez Ave- Marias e um Gloria e assim sucessivamente. Ao final de cada dezena, após o Mistério, reza-se uma ja- culatória (Ó meu Jesus).
Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas pa- ra o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.
7) Terminamos com a oração Salve Rainha.
Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericor- diosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Amém. Apresentaremos agora todos os Mistérios a serem contemplados no terço, com uma breve reflexão de cada um a ser feita na oração.
MISTÉRIOS GOZOSOS- ALEGRIA - Amém. Apresentaremos agora todos os Mistérios a serem contemplados no terço, com uma breve reflexão de cada um a ser feita na oração.
(Natalidade e crescimento de Jesus):
MISTÉRIOS LUMINOSOS - LUZ -
(A humildade, os milagres e o eterno Amor):
MISTÉRIOS DOLOROSOS - DOR
(Agonia, sofrimento e morte: Amor aos pecadores):
MISTÉRIOS GLORIOSOS-Glória (Vitória, Salvação, Proteção):
O Santo Rosário-
Um Rosário completo é formado por quatro terços, onde cada terço representa, distintamente a contemplação dos seguintes mistérios:
1º terço – Contemplação dos Mistérios Gozozos;
2º terço – Contemplação dos Mistérios Luminosos;
3º terço – contemplação dos Mistérios Dolorosos;
4º terço – Con templação dos Mistérios Gloriosos.
(Obs: Antigamente, um Rosário completo era formado por três terços, mas o Papa João Paulo II, no dia 16/10/2002, acrescentou a ele os Mistérios Luminosos, pela Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae).2º terço – Contemplação dos Mistérios Luminosos;
3º terço – contemplação dos Mistérios Dolorosos;
4º terço – Con templação dos Mistérios Gloriosos.
FONTES : https://verdadededeus.wordpress.com/2011/03/16/rezar-o-santo-rosario-contemplar-cristo-com-maria/
https://www.google.com.br/search?q=misterios+do+ter%C3%A7o&biw=1422&bih=661&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiH29CmoNjOAhWHD5AKHT9cBqwQ_AUIBigB&dpr=0.9#tbm=isch&q=misterios+do+santo+ter%C3%A7o&imgrc=xPN12_Nl2gGZTM%3A
https://www.google.com.br/search?q=ter%C3%A7o&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwist-yDnNjOAhXGFJAKHVSpBN0QsAQIKA&biw=1422&bih=661&dpr=0.9
terço - https://verdadededeus.wordpress.com/2011/03/16/rezar-o-santo-rosario-contemplar-cristo-com-maria/
Carinhosamente,
Vivia Leticia - 23/08/2016
Assinar:
Postagens (Atom)